Pedagotech
Pedagotech
Drops 5 | Programa de Bacharelado Internacional
0:00
-8:01

Drops 5 | Programa de Bacharelado Internacional

3 de 4 da série Revolucionando a Educação

Semana passada exploramos o currículo internacional que várias escolas bilíngues no mundo estão adotando.

Hoje, vamos conhecer o Programa de Bacharelado Internacional (International Baccalaureate Programme1 - IB), um framework educacional global que é adotado em escolas ao redor do mundo.

O que é o Programa IB?

O interessante do IB não é que ele é apenas um currículo comum adotado por escolas por aí, mas é uma abordagem educacional abrangente, projetada para desenvolver o intelecto, a pessoa, o emocional e o social dos alunos. Parece o IPC, né? Sim. Mas também a semelhança para por aí. Enquanto no IPC a escola pode comprar os projetos de form avulsa, para uma escola conseguir implementar o IB, ela precisa passar por adequações, treinamentos e autorização pela organização do IB. É um processo muito mais rígido e complicado e, é claro, muito mais caro.

O IBO foi fundado em 1968, na Suíça, com o objetivo de ajudar famílias de membros de organizações internacionais e corpos diplomáticos a servirem em postos no exterior, mas conseguirem, para suas famílias, algum tipo de previsibilidade e consistência nos estudos de seus filhos. O IB oferece quatro programas principais, sendo o Diploma do IB o mais renomado e aceito mundialmente para educação superior. Aqui no Brasil, a ESPM e a FGV aceitam o IB como créditos.

IB no Brasil

Para fazer parte da jornada do IB, as escolas devem obter autorização e se tornar conhecidas como Escolas Mundiais do IB (IB World Schools). Essas escolas são inspecionadas periodicamente e são avaliadas com base no desempenho de seus alunos e taxas de qualificação.

Atualmente, são 58 escolas, em todo Brasil, que oferecem um ou mais dos quatro programas IB. De acordo com o site da International Baccalaureate Organization, a IBO tem programas de Diploma autorizados em várias regiões do país, incluindo São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e outras localizações. Alguns exemplos notáveis são a Red House International School e a Beacon School. Essas escolas oferecem programas como o Programa de Anos Primários (Primary Years Programme - PYP) em 27 escolas, o Programa de Anos Intermediários (Middle Years Programme - MYP) em 15 escolas e o Programa de Diploma (Diploma Programme - DP) em 48 escolas. Aqui no Brasil nenhuma instituição oferece o Career-related Programme - CP.

Ofereça uma assinatura de presente

Programas para Todas as Idades

O IB atende a alunos de todas as idades, oferecendo programas personalizados como o:

  • PYP para crianças de 3 a 12 anos, o

  • MYP para jovens de 12 a 16 anos e o

  • DP para jovens de 16 a 19 anos.

Cada programa vem com seu próprio currículo e métodos de avaliação, garantindo uma abordagem holística para o aprendizado.

Reconhecimento Universitário

Um dos destaques do DP é seu reconhecimento pelas universidades em todo o mundo. As faculdades valorizam o rigoroso currículo do IB, que enfatiza habilidades investigativas e de pensamento crítico, muitas vezes concedendo créditos universitários aos graduados do IB.

Aqui no Brasil, o IB e reconhecido por universidades nacionais, como o – Centro Universitário Barão de Mauá, ESPM, FIA, FAAP, FGV e Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Internacionalmente, temos universidades como Harvard, Yale e Stanford entre outras.

IB e BNCC: Uma Combinação Perfeita?

O IB e a BNCC podem se complementar para oferecer uma formação mias completa no Brasil. O IB, com sua ênfase em investigação e visão internacional, se junta à BNCC, que propõe o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, incluindo aquelas relacionadas ao pensamento crítico e ao bilinguismo. Essa parceria resultaria em um currículo robusto e flexível, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho e da sociedade global.

1 Comentário
Pedagotech
Pedagotech
Olá professoras e professores do século 21! Bem-vindos à Pedagotech. Aqui vamos discutir estratégias para quebrar aquela aula monótona e trazer a sala de aula para o século 21. Combinando estratégias pedagógicas comprovadas com o poder da tecnologia, é possível dinamizar as experiências de aprendizagem de seus alunos. Seja você um novato ou um especialista em tecnologia, certamente sairá com novas ideias e estratégias para usar em sala amanhã!